NotíciasVoltar

O delegado Fabiano Contarato recebe homenagem por seu trabalho em favor da pazTerça-feira, 17 de Maio de 2011

Fabiano Contarato foi indicado por Serjão para receber a Comenda da Paz “Padre Alfonso Pastore” no próximo dia 31, às 17h, na Câmara Municipal de Vitória

Todos os anos, os vereadores de Vitória dedicam um dia para homenagear pessoas ou entidades que trabalham pelo bem comum, com foco na luta em favor da paz. A Comenda da Paz “Padre Alfonso Pastore” é um reconhecimento da Câmara Municipal de Vitória àqueles que fazem a diferença na sociedade, somando forças pela preservação da vida. Nesta oportunidade, o vereador Serjão concederá a comenda a Fabiano Contarato, delegado que vem travando uma batalha incansável contra a violência no trânsito.  

 De acordo com Serjão, “a luta de Contarato pela paz no trânsito foi a grande motivadora para que o escolhesse como homenageado pela Comenda”. O atual titular da Delegacia de Delitos de Trânsito tem alcançado destaque no cenário capixaba principalmente por buscar a aplicação das leis contra aqueles que provocam acidentes nas estradas e, muitas vezes, acabam por ocasionar a morte de muitos inocentes. Para Contarato, esse trabalho por um trânsito mais seguro e menos violento é uma tarefa incessante. “Essa luta pela paz e preservação da vida sempre haverá enquanto eu existir”, conclui o delegado.

 Pós Graduado em Direito Penal e Processo Penal, além de ter cumprido todos os créditos do Mestrado na UFSC, Fabiano Contarato também exerce as funções de professor universitário na graduação em Direito, lecionando Direito Penal e Processo Penal, e na Pós Graduação em Segurança Pública na UFES como professor convidado. Contarato também é membro do “Conselho de Proteção à Testemunha e Réu Colaborador”, faz parte da Comissão de Direitos Humanos e foi membro conselheiro do Conselho Penitenciário, atuando por oito anos na Vara das Execuções Penais.

 A Sessão Solene será dia 31 de maio (terça-feira), às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Vitória.

Padre Alfonso Pastore

 A Comenda é concedida sempre em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Vitória no primeiro dia útil subsequente ao último domingo do mês de maio, Dia Municipal da Paz. O nome da Comenda é uma homenagem ao padre gaúcho Alfonso Pastore, que atuou por muitos anos nas paróquias de Porto de Santana e Mata da Praia, na capital.

Nascido em Soledade, Rio Grande do Sul, Padre Alfonso foi o criador do modelo de Encontros de Casais com Cristo (ECC) – um movimento para fortalecer as famílias que prolifera pelo país até os dias de hoje. Pastore também trabalhou com menores de rua, mães solteiras, atendia leprosários, manicômios, sanatórios psiquiátricos e presos. Como escritor, deixou publicados 16 livros.

Alfonso Pastore faleceu em Vitória, no ano de 2000.